quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MITOS E LENDAS

Cintra (2002, pg 26) destaque que: “As lendas podem ser, dentre vários outros, um instrumento para conhecer e refletir mais sobre essa realidade em que vivemos, elas podem despertar o interesse e a motivação para desenvolver uma investigação mais profunda, da cidade ou regiões enfocadas, incluindo o estudo dos aspectos geográficos, econômicos, históricos e culturais, a partir dos elementos trazidos pelas histórias”.
Quando falamos em mitos geralmente encontramos respostas que remetem ao inicio dos tempos. Pois, ninguém sabe quando os mitos foram criados, apenas que estes estão guardados na memória dos mais velhos ao longo das gerações, das mais diversas formas, ex: poemas, contos, textos sagrados.
Como educadores precisamos explorar mais os mitos as culturas indígenas e africanas bem como a mitologia grego-romana. Pois estes povos viviam mais ligados à natureza.
O conhecimento passado de pai para filho, guarda até hoje uma riqueza grandíssima a respeito da vida e natureza.
Através de suas lendas e mitos estes educavam seus filhos respeitarem os deuses defensores do ar e do vento, dos raios e tempestades, na verdade estes viviam em perfeita harmonia com a natureza que os cercam.

Nenhum comentário: